A liquidez é um dos principais indicadores da saúde financeira de uma empresa. Trata-se de um parâmetro que serve como bússola para as tomadas de decisão na área financeira. Um bom nível de liquidez atesta que a empresa tem capacidade monetária para cobrir suas obrigações.
Por meio da análise dos diferentes tipos de liquidez é possível traçar estratégias para garantir o equilíbrio entre as dívidas e a capacidade de pagamento. “Aumentar o índice de liquidez depende de um conjunto de iniciativas que devem levar em conta o indicador específico que se pretende alavancar”, explica nossa diretora financeira, Ana Vieira. “Por exemplo, se o intuito é melhorar a liquidez corrente, o foco deve ser nas vendas à vista e em garantir um estoque ideal para o fluxo de negócios. A liquidez imediata, por sua vez, considera somente as disponibilidades de caixa e pode exigir uma análise mais direcionada aos investimentos da empresa”.
Já a liquidez geral envolve todos os ativos, incluindo os de longo prazo. “Com base em sua aplicação contínua é possível identificar se a empresa esteve diminuindo ou aumentando sua liquidez em exercícios anteriores e, então, definir planos para financiar futuros projetos”.
Embora não exista uma fórmula mágica para melhorar a liquidez de uma empresa, selecionamos nos slides algumas ações gerais que podem ter impacto positivo sobre esse importante indicador.